quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Poema em linha reta - Fernando Pessoa (interpretações)

Poema em linha reta:

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.


Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...


Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,


Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?


Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?


Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.


Estava eu cá, perdida na minha antologia de Fernando Pessoa, e para salvar meu dia, deparo-me com um dos meus poemas prediletos desse grande poeta. Fernando, cara, se você soubesse o quanto você me compreende... ou melhor: se você soubesse o quanto você em Álvaro de Campos me compreende... rs. 

Então como eu gosto muito da poesia falada, do audio, do tom, do som, fui buscar na web alguma interpretação desse poema. Na verdade, na verdade, eu queria achar Maria Bethânia interpretando-o, porque ela interpreta você, Fernando, como ninguém. Achei  Bethânia interpretando, e tava massa, ok?!  Mas, também achei uma interpretação muito bela do Antônio Abujamra, que com a aquela voz dele...humm. Digna de ser escutada umas muitas boas vezes, apesar de uns cortes em relação ao texto original. Do Antônio, pesquisando mais no Youtube, achei uma interpretação do ator Osmar Prado na novela O Clone, e particularmente, essa merece ser assistida-ouvida pelos um montão de vezes, porque apesar de ter uns (na verdade um monte) de cortes, e uns acréscimos de palavras, é uma beleza para os olhos-e-ouvidos. 

Os vídeos com as interpretações, na ordem que comentei:








Um comentário:

  1. Senhor Deus em nome de Jesus Te peço que nesse exato momento (nome da pessoa) sinta saudades de mim (seu nome). Que seja o que for que contrarie o nosso encontro acabe em nome de Jesus e que (nome da pessoa) sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que ele reavalie a nossa situação e decida namorar comigo, viver comigo para sempre, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (seu nome) nos ouvidos de (nome da pessoa) e que (nome da pessoa) não sinta sossegado até dizer que não pode viver sem mim (seu nome) ainda hoje.

    Que essa vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre. Louvado seja Jesus Cristo, louvado seja nosso Deus todo poderoso, louvado seja o rei de todo universo, terra, céu e mar, louvado sejam os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que esse meu desejo se reforce na luz do Mestre Jesus e que se realize agora mesmo. Pela santíssima trindade, pai, filho e espírito santo de Deus, que quebre o orgulho, a frieza, o egoísmo e o medo que se instalam no coração de (nome da pessoa). Peço à nosso senhor Jesus Cristo, que nos proteja e a nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém e que o caminho de (nome da pessoa) seja desviado das más influências.

    Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem (nome da pessoa) de pessoas que possam afastá-lo de mim (seu nome), principalmente a mulheres que ele procurar. Que (nome da pessoa) fique protegido e não sinta atraído nem tenha desejo por ninguém ou nenhuma outra pessoa além de mim (seu nome) e que pare de procurar outras pessoas que não seja eu (seu nome) e não sinta desejo por nenhuma delas. Oh mestre, eu suplico que nesse momento que (nome da pessoa) sinta uma irresistível vontade de ligar pra mim ou me procurar, que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração.

    Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (nome da pessoa). Eu sou a imediata saudade de (nome da pessoa). Eu sou o amor perfeito de (nome da pessoa). Eu sou a realização de (nome da pessoa). Eu sou o coração de (nome da pessoa). Publicar 9 dias exaltando o nome de DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO e terás seu desejo realizado. Amém.

    ResponderExcluir