sábado, 7 de novembro de 2015

Amor próprio por Pe. Fábio de Melo - 29/03/2015

Trecho retirado do show realizado na praça Castro Alves, Salvador - BA. 

Amor próprio: a capacidade que a pessoa tem de olhar para si mesma, de reconhecer as misérias que tem e as belezas que possui, e amar-se.
Eu como padre, na minha oportunidade de ouvir dos bastidores das pessoas, eu cheguei a conclusão que o grande problema que a gente enfrenta é a falta de amor próprio. Quando a gente deixa de se amar, a gente abre as porta para tantas coisas ruins em nossa vida. Observe você, observe a sua: aquilo que mais lhe fez sofrer, aquilo que foi mais desgostoso na sua história. E pode ter certeza que em muitos momentos difíceis da nossa história, a porta que foi aberta para que aquelas coisas ruins acontecessem, foi a  falta de amor próprio.
Quando a gente não se ama, a gente se vicia, a gente se prostitui, a gente não se cuida, a gente perde a saúde. Quando a gente odeia, quando a gente guarda aquela mágoa no coração, aquele rancor, isso é falta de amor próprio. Eu nunca vi uma pessoa ser feliz por odiar. Eu nunca vi o ódio fazer feliz uma pessoa.  “Ah, mas ele me magoou demais , padre!” eu sei, eu sei que você já muito magoada na vida. Mas, quando alguém nos magoa, alguém nos machuca, a gente tem duas opções: a primeira, a gente vai se vingar para ser feliz alguns dias. Você fica com aquela sensação boa da vingança, né? A segunda opção, você perdoa para ser feliz a vida inteira, não somente um dia. A vingança vai lhe dar o prazer de alguns dias, o perdão vai lhe dar o prazer de uma vida inteira. Sabe porque? Porque quando você perdoa, não significa que você vai voltar a ter aquele mesmo relacionamento, não estou falando disso, porque que as vezes a gente tem o direito de retirar pessoas da nossa vida, porque a gente sabe que não dá mais certo. Ela fez mal a gente, a gente fez mal a ela. Toda vez que a gente se ajunta, dá confusão. Então você tem o direito de amar de longe.  Tá bom, a gente sabe que existem limites entre nós.  E você mantem aquela distância saudável, sabe, a do amor próprio. Só que aí, quando você toma essa decisão, você está tento um pouco de respeito com você mesmo. Porque, ao jogar fora o rancor, você está desocupando um  espaço para que o amor chegue. Porque o amor e ódio não ocupam espaços diferentes dentro do nosso coração, eles ocupam o mesmo lugar. É como se você usasse o espaço da sacola para guardar um monte de tranqueiras e deixar aquilo que é especial, que você precisa levar. É igual arrumar a mala: quando você vai arrumar a mala, precisa levar o que é essencial, não é? Vai ficar dez dias longe de casa, você faz de tudo para caber o que é essencial. Você não pode encher de tranqueira. Seu coração é a mesma coisa: se você guarda as tranqueiras da vida, se você guarda os amores estragados que te deram,  se você guarda os ódios que sobraram dos seus relacionamentos, você está declarando a você mesmo de maneira muito silenciosa que você deixou de se amar... quando a gente guarda um passado que não valeu a pena, quando a gente guarda os nossos erros e fica colecionando e se culpando pelos erros que cometeu é igual colecionar cheque sem fundo. Imagina você colocar todos os cheques sem fundo que você já levou na vida lá na parede, para que de vez enquanto,  você aponte e sinta a raiva novamente “olha lá, ó, aquele filho de uma égua!” não é assim? Isso não traz saúde para ninguém.
É por isso que quando Jesus encontrava as pessoas,  o primeiro gesto que ele realizava era devolver amor próprio ao coração delas. Porque quando a gente tem amor próprio, Deus tem a oportunidade de crescer dentro de nós. O diabo faz a festa em quem não se ama.
Quando Jesus encontro Madalena, ela estava condenada pela multidão por causa dos erros que ela havia cometido. E o que ele fez? Como um único olhar, um único gesto, ele devolveu à aquela mulher a capacidade de acreditar nela. “Ah, ela é prostituta. Ela foi encontrada na prostituição e será apedrejada em nome da lei de Moisés. Nós temos o direito de matar essa mulher, a multidão dizia”. E Jesus sem dizer uma única palavra, convenceu aquela mulher que ela deveria continuar a vida dela, que ela tinha o direito sim de se levantar daquele chão de humilhação e retomar a sua vida, fazendo uma nova história acontecer. Mas, o que que ele precisou fazer para que ela se encorajasse? O que ele precisou fazer para ela prestasse atenção no que ele tinha a dizer a ela?  Veja bem,  Jesus não teve voz para dizer alguma coisa. Porque, o que é a voz de um homem diante de uma multidão que grita? Não dá para ouvir. No meio da multidão, uma voz fica perdida. Era o que acontecia naquela hora. Jesus não tinha como fazer aquela mulher entender o que ele gostaria de dizer a ela. Era ele contra a multidão. A multidão que condenava, a multidão hipócrita, aquela multidão legalista, que usava da religião para poder humilhar alguém, que utilizava-se da religião para esconder todas as suas podridões e apontar a do outro. Porque, às vezes minha gente, a religião é o contexto da crueldade. Tantas pessoas que se dizem religiosas e se sentem no direito de serem cruéis umas com as outras por causa da religião que pratica, por se sentir melhor que o outro. Isso é naturalmente contraditório. Quando mais a gente cresce no processo religioso, quanto mais Deus entra no coração da gente, maior é a capacidade que a gente tem de amar aqueles que são imperfeitos, como nós, ainda que a gente já tenha superado mais as nossas impurezas do que ele. Religião não pode nos dar o direito de sentirmos melhor que ninguém. Eu por causa da minha religião, por causa da espiritualidade que vivo,  por ser padre, eu não tenho o direito de me sentir melhor que você. Deus conhece o meu coração, Deus conhece o seu . Quem garante que eu sou melhor diante do senhor? Ninguém.  É melhor conviver com a dúvida, porque quando eu olho para um pecador, quando eu olho para um miserável, que comete crimes que eu não cometo, eu não posso me sentir no direito de achar que eu sou melhor que ele. Sabe porque? Porque eu carrego comigo todas as fraquezas que podem me tornar um criminoso da noite para o dia. Se eu não zelo diariamente por mim, para que eu faça as melhores escolhas, se eu não zelo diariamente por mim, para que eu também não me vicie naquilo que pode me destruir, se eu não zelo pelo meu amor próprio dia após dia, eu também posso me transformar num monstro da noite para o dia.  O que Jesus fazia naquele momento era isso: ensinava aquela multidão religiosa que ninguém, absolutamente ninguém tem direito de matar por causa do pecado cometido. Mas ele não podia dizer. Ele só teve condições de olhar. E ali ele estabeleceu a comunicação mais perfeita que um ser humano pode oferecer a outro. Porque às vezes, nas palavras, a gente se equivoca. Eu posso falar difícil, você não entender. Ou eu posso falar simples demais e você não entender. Você tem todo o direito de dizer “Padre, eu não entendi o que você me disse”, mas jamais vai poder me dizer “Padre, eu não entendi o jeito como você me olhou”.
Quando você olha para alguém ou você abraça, ou você expulsa. Não adianta sua boca dizer uma coisa, se o seu olhar diz outro. Ou você acolhe, ou você rechaça. Ou você ama, ou você odeia.
Naquele momento, Jesus utilizava da arma mais poderosa que o ser humano tem: a palavra que sai pelo olho. A palavra que sai pela boca pode ser mentirosa. Ela pode ser dita para enganar. Agora o olhar, não. É igual você querer mentir para a sua mãe olhando nos olhos dela, não consegue. Porque no olhar, a gente não tem disfarces,  o olhar não conhece disfarces. Naquele momento, ao olhar para aquele mulher, lhe ofereceu a comunicação mais perfeita que um ser humano pode dar a outro: olhou e acreditou. “Minha filha” ele dizia sem dizer uma palavra “eu conheço os seus erros, eu conheço a sua vida e não há nada que você tenha feito até o dia de hoje , que lhe dá o direito de acreditar na condenação da multidão. não há nada que você tenha feito até o dia de hoje , que lhe dá o direito de dobrar-se diante desta condenação injusta. Levanta daí, tome o seu lugar. Levanta desse chão da humilhação, levanta desse chão que a falta de amor próprio lhe fez chegar. É para cima que se anda”

Se você não foi amada até o dia de hoje, levante-se, ame-se, reconstrua o seu coração para que você tenha condições de ser amada por alguém. Porque também isso é verdade, pode ser um clichê, mas não é possível a gente ser amado por alguém, a gente nunca vai se sentir amado por alguém, se antes a gente não se dedicou ao amor próprio. Há coisas que nós precisamos que não são os outros que poderão nos oferecer.  Somos nós que precisamos nos dar. Tantas vezes os nossos relacionamentos não dão certo porque a gente é um poço de carência, porque a gente não se ama e faz de tudo para que o outro complemente esse espaço que só nós podemos preencher. O amor do outro é um complemento, ele tem que se encontrar com o amor que eu tenho por mim. Aí sim eu me sinto realizado. Caso contrário, eu serei um poço sem fundo. E eu eternamente exigirei do outro aquilo que eu deveria me dar. “Me respeite!” tá bom, mas antes se respeite. Mesmo porque às vezes, muitos desrespeitos nos chegas, acontecem porque a gente não se respeitou antes. As agressões que o outro nos oferece, um dia a gente permitiu, um dia a gente aceitou. Jesus fazia isso com aquela mulher: levante-se desse chão, recomece a sua vida, ame-se. Nunca é tarde para você redescobrir o valor que você tem. Eu sei que às vezes a gente vive historias que não contribuem em nada com esse amor próprio. Às vezes a gente passa um vida inteira vivendo traições, traições e traições, e aquilo vai cavando um buraco  dentro de nós, vai gerando um descredito terrível. Levante a sua voz para dizer que você é um território santo, que você é um território sagrado, e que às vezes é muito melhor andar sozinho do que mal acompanhado. Permita que a sua voz interior, essa que de vez em quanto dá um conselho através de você mesmo, na sua consciência, ou até mesmo através de pessoa que te amam, que te recordam que você precisa se amar um pouco mais, que você precisa demarcar o território para que o outro não seja um invasor da sua alma. Um invasor da sua alma não é bem vindo. Se tiver que entrar na sua vida, que seja pela porta da frente, pelo coração. Se tiver que entrar na sua vida, que seja para ajudar a você a ser uma pessoa melhor, se não, fica de fora. Se for para entrar na sua vida, que seja para fazer com você o que Deus quer que seja feito. Os melhores amigos que nós podemos ter na vida, é fácil reconhece-los: são aqueles que promovem o que há de melhor em você. São aqueles que fazem você chegar no lugar que Deus preparou para você.

5 comentários:

  1. Senhor Deus em nome de Jesus Te peço que nesse exato momento (nome da pessoa) sinta saudades de mim (seu nome). Que seja o que for que contrarie o nosso encontro acabe em nome de Jesus e que (nome da pessoa) sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que ele reavalie a nossa situação e decida namorar comigo, viver comigo para sempre, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (seu nome) nos ouvidos de (nome da pessoa) e que (nome da pessoa) não sinta sossegado até dizer que não pode viver sem mim (seu nome) ainda hoje.

    Que essa vontade se torne irresistível nesse exato instante e sempre. Louvado seja Jesus Cristo, louvado seja nosso Deus todo poderoso, louvado seja o rei de todo universo, terra, céu e mar, louvado sejam os Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que esse meu desejo se reforce na luz do Mestre Jesus e que se realize agora mesmo. Pela santíssima trindade, pai, filho e espírito santo de Deus, que quebre o orgulho, a frieza, o egoísmo e o medo que se instalam no coração de (nome da pessoa). Peço à nosso senhor Jesus Cristo, que nos proteja e a nosso amor, que esse amor nunca cause tristeza para ninguém e que o caminho de (nome da pessoa) seja desviado das más influências.

    Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que afastem (nome da pessoa) de pessoas que possam afastá-lo de mim (seu nome), principalmente a mulheres que ele procurar. Que (nome da pessoa) fique protegido e não sinta atraído nem tenha desejo por ninguém ou nenhuma outra pessoa além de mim (seu nome) e que pare de procurar outras pessoas que não seja eu (seu nome) e não sinta desejo por nenhuma delas. Oh mestre, eu suplico que nesse momento que (nome da pessoa) sinta uma irresistível vontade de ligar pra mim ou me procurar, que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração.

    Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (nome da pessoa). Eu sou a imediata saudade de (nome da pessoa). Eu sou o amor perfeito de (nome da pessoa). Eu sou a realização de (nome da pessoa). Eu sou o coração de (nome da pessoa). Publicar 9 dias exaltando o nome de DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO e terás seu desejo realizado. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir


    2. Pense no nome da pessoa por 3 vezes, mentalize a imagem dele ou del

      a sorrindo com carinho para você e, nesse momento inicie a oração.


      Pelas forças do poder Divino e da sabedoria infinita, que a minha imagem entre na mente e no coração de [colocar as iniciais dele ou dela aqui] e que nunca mais você desista de nós dois juntos.

      Ó Grande arquiteto do Universo, traga [colocar as iniciais dele ou dela aqui] para mim agora mesmo.

      O Mestre Jesus disse: o que é impossível aos homens é possível para Deus – invoco, pois, o poder Divino e a sabedoria infinita para que solucione todos os problemas em nosso relacionamento amoroso:

      ciúmes, inveja, brigas, desavenças, macumba, despachos, feitiços, mal-olhados, sofrimentos…

      Assim, acontecerá logo a aliança de amor mais perfeita, mais agradável, mais duradoura e mais feliz entre nós dois .

      Estaremos nos desfazendo de todos os empecilhos existentes, enchemo-nos de boa vontade e perdão e estendamos nossas mãos um para o outro, e pela força Divina já estamos juntos, apaixonados e cada vez mais felizes.

      Reconheço as suas qualidades [colocar as iniciais dele ou dela aqui] seu espírito bondoso e generoso que demonstra desde o primeiro dia que nos conhecemos, e eu estou fazendo de tudo para que você sinta-se bem e completamente feliz ao meu lado!

      A partir de agora todo e qualquer obstáculo que nos atrapalhe: seja mulher, seja situação financeira, seja distância, sejam amigos, sejam fofocas, sejam magoas, tudo se desfaz e desaparece para sempre!

      Você virá a minha procura e vai me pedir em namoro ainda hoje!! E, que neste momento, você sinta uma saudade imensa de mim, para me querer loucamente e que já tenha se decidido a namorar comigo.

      Ainda hoje você vai me convidar para sair hoje à noite, estará atraído por mim. Sentirá um amor puro, glorioso e verdadeiro por mim, fazendo-o querer namorar comigo!

      Com a ajuda de meu querido anjo da guarda [colocar as iniciais dele ou dela aqui] sentirá a minha falta e virá para mim como um homem completamente apaixonado, reconhecendo que me ama muito e pensa em mim constantemente, a toda hora, minutos e segundos.

      A partir de agora você vê, sente e sabe que me ama loucamente e por isso me quer agora! Você não consegue mais olhar com desejo para nenhuma outra mulher, pois somente tem olhos para mim.

      As outras mulheres de sua vida foram-se de seus pensamentos. Agora, é somente eu e você [colocar as iniciais dele ou dela aqui]

      Eu sou o seu grande e eterno amor. O mais importante para nós agora é o nosso relacionamento, você deseja falar e ficar comigo, ainda hoje e sem falta.

      [colocar as iniciais dele ou dela aqui] somos felizes juntos, você está sempre comigo. Você será para sempre meu amor e companheiro. Você confia em mim, me agrada sempre, me mima e nunca me faz sofrer.

      Quando dorme pensa em mim, e quando acorda sempre me tem em seus pensamentos, com ternura e carinho. Você não consegue mais ser completamente feliz quando não está ao meu lado, somos almas que se encontraram.

      Sem mim você se sente incompleto, vive ansioso por me encontrar. Seus pensamentos e desejos são sempre voltados para mim. Você é carinhoso e muito romântico comigo, viril, presente, fiel e apaixonado, está muito feliz comigo.

      Você me busca com humildade e eu te recebo com alegria, e vem preparado para termos um maravilhoso convívio:
      bem prazeroso e alegre, com tudo para sermos muito felizes.

      Vocêm vem livremente com o coração cheio de amor por mim , de forma espontânea e por sua própria vontade para ficar comigo para sempre. Você deseja ser e já é feliz ao meu lado.

      Você vem feliz porque me ama, me quer muito, me admira e ficaremos juntos porque sou seu grande amor, sua grande amiga, sua verdadeira companheira.

      A partir de agora, [colocar as iniciais dele ou dela aqui] deixa o seu passado para trás para ficar comigo!

      Em nome de Jesus, amém! Assim é, e sempre será!



      Rezer 1 Pai Nosso e publicar oração para Deus nada é impossível durante 7 dias

      Excluir


  2. SENHOR DEUS em nome de JESUS te peço que neste exato momento(MRH D SZ) sinta saudades de mim. Que seja o que for que contrarie a nossa aproximacao, acabe e que (MRH D SZ.), sinta uma profunda necessidade de me abracar, de falar comigo, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome nos ouvidos de MRH D SZ.)e que (MRH D SZ) não sinta sossegado, ate dizer que não pode viver sem mim ainda hoje.
    Que esta vontade se torne irresistivel nesse exato instante e sempre, LOUVADO SEJA JESUS CRISTO,LOUVADO SEJA NOSSO DEUS TODO PODEROSO, REI DE TODO UNIVERSO, terra, ceu e mar, louvado seja os Anjos Miguel, Gabriel e Raphael. Que este meu desejo se reforce na luz do MESTRE JESUS e que se realize agora mesmo.
    Pela SANTISSIMA TRINDADE,PAI FILHO E ESPIRITO SANTO DE DEUS,que quebre o orguho o egoismo e o medo que se instalaram no coração de MRH D SZ)MEU ESPOSO. Peço a NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos proteja e o nosso amor e o nosso casamento, que esse amor nunca cause tristeza para ninguem, e que o caminho de (RH D SZ) não seja desviado por más influencias!
    Peço aos tres Arcanjos Miguel, Gabriel e Raphael, que afastem MRH D SZ.) de pessoas que possam afasta-lo de mim, pricipalmente as mulheres (TAL AMANTE QUE ELE ANDA ENCONTRADO) que ele procurar. Que  MRH D SZ.) fique protegido e não sinta atraido ou sinta desejo, por ninguem ou nenhuma outra mulher alem de mim que sou sua esposa, e que pare de procurar outras mulheres (ESTA TAL AMANTE, que não seja eu (VL MHD CÇ)sua esposa, e não sinta desejo por nenhuma delas. Oh MESTRE eu suplico que neste momento (MRH D SZ) sinta uma irresistivel vontade de me abracar e me tocar com amor, e que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de ( MRH D SZ). Eu sou a imediata saudade de MRH D SZ). Eu sou o amor perfeito e esposa perfeita de (RH D SZ). Eu sou a realização de MRH D SZ). Eu sou o coração de (MRH D SZ).
    Publicar 9 dias exaltando o nome de DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO, e teras seu desej

    ResponderExcluir
  3. Cinco anos depois desse texto ter sido escrito falou ao meu coração de modo tão atual.

    ResponderExcluir