segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Frases "Quando o sofrimento bater à sua porta" - Padre Fábio de Melo


"Olhar para o fato que não podemos e nisso permanecer é, de alguma forma, prender-nos ao maior de todos os limites". 
"Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente as coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece em nossa vida.  Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo de purificação"


"Esta é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nessa vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixamos demorar em nós"

"O caminho estreito por onde chegamos ao mundo já parece ser uma metáfora do que será nossa vida. Nem sempre as passagens serão amplas, facilitadas".


"Os limites do mundo meus pés não ultrapassam, mas o mais alto que existe, minha alma alcança".

"O importante é não transformarmos as passagens em realidades definitivas, mas perceber que a vida segue um movimento natural que nos encaminha sempre. É neste sentido que precisamos aprender a lidar com as fronteiras, com os limites"

Resultado de imagem para quando o sofrimento bater à sua porta padre fabio de melo

"Refletir sobre o sofrimento é essencialmente refletir sobre os limites, isso porque tudo o que nos limita, de alguma forma, nos expõe a um contexto de angústias, ansiedades e questionamentos"

"(...) diante de tudo o que não podemos mudar, há sempre o que podemos aprender e compreender. Talvez seja este o movimento possível diante da dor. Encontrar nela alguma resposta, ainda que silenciosa, que nos sugira e proporcione um aprendizado".

"Há perguntas que podemos nos alimentar de maneira positiva durante uma vida inteira. Nem sempre as respostas possuem este poder, pois caem no esquecimento com  muita facilidade. As perguntas não. Elas duram o tempo da busca. E há buscas que não cabem no tempo. Elas possuem o dom de nos alimentar durante toda a nossa história". 

"Viver é como gritar no abismo. Há um retorno. É impossível não sofrer com as consequências de tudo o que escolhemos. O eco é uma resposta natural do abismo"

"Sonhos não envelhecem. Eles sobrevivem, mesmo com o acúmulo dos anos, e por isso eles podem funcionar como fórmula para rejuvenescer a alma, encendo-a de nova e surpreendentes perspectivas".

"O desespero é uma resposta espontânea do ser humano quando diante de um grande limite, Mas ele não precisa ser definitivo. Pode ser apenas um primeiro momento do sofrimento. Estender no tempo o estágio do sofrimento é adiar a solução dos problemas. Pessoas desesperadas não costumam lidar bem com os problemas que enfrentam. A razão é simples.  O desespero é o oposto da análise. A análise requer calma, paciência e lucidez. Tais atitudes geralmente não são encontradas em pessoas tomadas de desespero".

"Porque tão importante quanto não fechar a porta para os sofrimentos é não impedir, depois, a entrada das alegrias..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário